sábado, 27 de julho de 2013

Japão do Medo #7: Ushi-Oni


BOTE SUA PAMPERS E CUIDADO COM O JAPÃO!


Olá, meus caros leitores insanos. Hoje o Japão do Medo irá lhes apresentar um demônio japonês intrigante... Boa leitura! Mas antes vocês devem saber porque esse post não saiu ontem... Bem, além de uma visita inesperada e de um frio que faz com que eu não fique parado por muito tempo (assim não podendo digitar), eu fui um grande irresponsável e fiquei com preguiça de adiantar esse post por um bom tempo. Enfim, abaixo estará o tão esperado post e espero que me desculpem!



Tendo histórias muito contadas pelas regiões de Shikoku, Kinki e Chugoku, o Ushi-Oni é um demônio curioso da cultura japonesa. É definitivamente um boi-demônio... Apesar da palavra "Oni", em japonês, significar "demônio" ela pode ser usada para indicar qualquer coisa que seja estranha, bizarra, misteriosa; a palavra "Ushi" significa "boi". Num geral o Ushi-Oni é uma criatura que não representa algo bom. Nos contos infantis japoneses, ele seria o mesmo que o nosso bicho-papão.

Como toda boa lenda, a descrição desse ser é bem variada. Alguns dizem que ele é semelhante a um boi com cabeça de um ogro e nariz vermelho; no entanto, existem descrições diferentes, como por exemplo no Vale Mino, onde ele é descrito com um ser com cabeça de gato, corpo de boi amarelo, com manchas pretas, e uma cauda de 10 metros.

No folclores japonês é dito que Ushi-Oni habita as águas - comumente no mar ou em lagos de montanhas - e que matá-lo ou cultivar alguma raiva, ressentimento por ele (ou , em algumas versões, apenas olhar para ele) trará maus agouros à pessoa; essa mesma pode adoecer ou até mesmo morrer.


De acordo com as lendas, o Ushi-Oni ataca à noite, invadindo o celeiro onde os bois são alojados. Ele lambe o corpo dos bois e em seguida luta com eles. Raramente é notado, pois é um boi ninja seus passos são silenciosos e seus chifres são moles como borracha, assim não produzindo nenhum som ao tocar nas paredes. Algumas variações mostram que Ushi-Oni pode atacar da seguinte maneira: Quando alguém caminha perto de águas habitadas pelo Ushi-Oni, o mesmo sai da água em forma de uma mulher segurando um bebê, e pede desesperadamente por ajuda. Se a pessoa aceita ajudar, a mulher (Ushi-Oni) entrega o bebê (que na verdade é um filhote do demônio). Após um tempo o bebê mostra sua verdadeira forma, tornando-se mais pesado e assustador, alerdando a vítima. Tendo essas circunstâncias, Ushi-Oni finalmente ataca sua vítima.

Um dos contos relacionados a esse ataque transfigurado do Ushi-Oni, é o de um caçador que tocava flauta no Monte Kasane. Ushi-Oni ouviu o som do objeto e transformou-se em mulher, preparando seu ataque. Quando o caçador presenciou a verdadeira forma da mulher, sacou sua arma e atirou nela. No dia seguinte o jovem caçador foi amaldiçoado pelo Ushi-Oni e ficou louco.

Como seria o Ushi-Oni bípede.


Uma variação bem interessante sobre esse ser é a da província de Negoro-Ji, na qual Ushi-Oni é bípede e não quadrúpede, como descrito nas demais versões. Ainda há a presença da cabeça de boi, no entanto os dentes dele são enormes e retorcidos para fora da boca. Dizem que ele tem uma membrana entre os pulsos e axililas, como um esquilo voador WTF?. A lenda conta que o monstro foi abatido perto de um templo há cerca de 400 anos atrás que sempre será 400 anos atrás por Yamada Kurando Takakiyo, um guerreiro especialista em arco e flecha. Depois de matar a criatura, Yamada arrancou seus chifres e deu-os para o Templo Negoro-Ji, junto com uma imagem que ele pintou de si mesmo, aos quais se encontram atualmente entre os tesouros do templo.


E quem diria que esse demônio malígno também teria um lado bom... Na província de Miogawa é contada uma lenda, na qual diz-se que um jovem compartilhou seu almoço com uma mulher desconhecida que surgiu de repente lhe exigindo um pouco de comida. Tempos depois, quando o mesmo jovem estava sendo levado por uma inundação, a tal mulher reapareceu, mostrando sua verdadeira forma (Ushi-Oni), salvando o jovem. Após o ocorrido, Ushi-Oni declarou que não poderia mais viver por ter ajudado um humano, e dissolveu-se em uma poça de sangue que foi-se indo pelo rio. Por este ato bondoso o povo de Miogawa acredita que Ushi-Oni é uma boa criatura.

Com todas essas variações e lendas, Ushi-Oni é uma das criaturas mais populares do folclore japonês. (*existe ainda a descrição de que Ushi-Oni possui um corpo de aranha... ARANHA!)


Quem vê animé já deve ter presenciando algumas referências a esse demônio. No animé "Naruto", a Bijuu de oito caudas selada no personagem Killer Bee é uma referência ao Ushi-Oni. No animé Yugioh, existem algumas cartas que referenciam Ushi-Oni, mas a principal é a carta que possui o mesmo nome da criatura. 



Hachibi.
Carta "Ushi-Oni"


















Referências: Noite Sinistra


USHI-ONI ESTÁ DEBAIXO DA SUA CAMA... MWAHAHAHA!

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOM DIA





0 comentários:

Postar um comentário