domingo, 8 de junho de 2014

WebDriver Torso: O Que Há Por Trás Desse Misterioso Canal?


BOTE SUA PAMPERS FASCINE-SE!

Há algumas semanas, um mistério tomou proporções virais imensuráveis.


WebDriver Torso: um canal do youtube com mais de 80 mil vídeos, todos curtos (em média, 11 segundos) com um padrão bizarro, onde retângulos azuis e retângulos vermelhos movimentam-se em diferentes posições ao som de um bipe.

O canal foi fundado em 7 de março de 2013 - ou seja, tem mais de 1 ano de vida - e é uma espécie de máquina de funcionamento infinito e contínuo, afinal envia vídeos quase toda hora! Só para dar uma breve noção a vocês: no Natal, o canal enviou 400 vídeos! O_O.

Segue abaixo um dos vídeos mais vistos do canal:


Um detalhe bem engraçado é que quando você pesquisa no campo de busca do youtube "WebDriver Torso" a página surge comumente com as opções de vídeo, no entanto em uma cor vermelha, com alguns pontos azuis. Haha, parece que o youtube resolveu entrar na brincadeira... Mas, para quem ficou assustado com isso é só lembrar do tal "Usuário 666" que foi um desocupado que hackeou o youtube, de forma a modificá-lo, tornando o layout bem macabro. Ah...Ele é real sim, galera! Pode ficar calmo, a única coisa que o vírus do 666 fazia era travar o seu computador - nada de possessões!


Outro detalhe interessante é um contagem que surge no canto da página:


Ela vai até 009 - desmentindo boatos de que se chegasse a 666, algo diabólico aconteceria - e se você clicar nela, será direcionado a um vídeo qualquer relacionado ao WebDriver Torso.

E você achando que era só o youtube, né? O Google também está nessa:


...



Fora os milhares de vídeos contendo apenas retângulos azuis e vermelhos, existem 2 vídeos avulsos no canal. Um deles é o décimo episódio da segunda temporada do desenho "Aqua Teen Hunger Force" (imagem acima). Um detalhe que chama a atenção é que esse vídeo só é liberado na França e ainda há a necessidade de pagar aproximadamente 2 euros para assisto-lo. O outro, é um vídeo de 5 segundos, mostrando a Torre Eiffel de Paris. No final, a câmera vira e mostra a tela de um computador aparentemente aberta no facebook. Esse é o único vídeo em que aparece um comentário do canal... "Matei is highly intelligent" (Matei é altamente inteligente) foi o comentário. Confira o vídeo:


Vejamos: Há um vídeo do canal liberado apenas na França, um video mostrando a Torre Eiffel, o fundo do vídeo é branco, os retângulos são azuis e vermelhos... azul, vermelho e branco, a cor da bandeira da França... pá! Neguin girou a manivela e associou os fatos, deduzindo que o criador seria francês. Simultaneamente, vermelho, azul e branco, são as cores da bandeira russa. Há, te peguei! Recordando também que a UVB 76 - uma rádio misteriosa conhecida pelo seu funcionamento a base de sons deveras intrigantes - é da Rússia.

Muita gente falando em França e Rússia, mas se você jogar o logo do WebDriver Torso no Social Blade - um site que mostra estatísticas e outras informações de diversos canais do youtube -, descobre-se que a origem do canal é suíça. É aí que a incógnita cresce!

Antes de avançarmos nesse ponto...

WebDriver Torso é mais um dos grandes mistérios desse mundo, e como todo bom mistério, esse tem as suas teorias.

Começando pela mais mirabolante e que já foi desmentida - ao decorrer do post você verá isso bem mais claro -: aliens! O bagulho é o seguinte: Se o povo ver coisas bizarras e sem explicação vão logo dizendo que é alienígena, que o Et Bilu tá no comando etc. Primeiro: Para que porras alienígenas usariam o youtube? Segundo: Como você mesmo viu no vídeo em que aparece a Torre Eiffel, que alguém estava gravando - e até mesmo vimos a tela de um notebook com o facebook -, acho que não preciso dizer mais nada.


Outra teoria não muito cabível é a de que seria um teste do Google ou do Youtube - posta em questão e desconsiderada por Isaul Vargas. Vimos que a bagaça está sendo controlada por uma pessoa, além do que se um canal fosse criado para testes não teria 2 vídeos avulsos.



O blog Boing Boing sugere que WebDriver Torso possa ser uma nova geração de estações de números. Estas, visariam transmitir comunicações secretas a espiões em campo, através de listas de números ininteligíveis de estações difusoras de números ou letras em código morse, acessíveis por rádio de ondas curtas, não tendo sentido para a maioria das pessoas, mas sim, exclusivamente, para o destinatário pretendido que possui os códigos para descriptografar a mensagem.

Enfim, tem mais uma porrada de teorias, e eu deixei essa do Boing Boing por último, porque é a mais interessante. Muita gente supôs que tivesse código morse e não é que tem mesmo! O canal Sophos Labs, que cuida de segurança no meio tecnológico, conseguiu encontrar. Veja abaixo:



E quem é que vai entender isso? 

Como o próprio Boing Boing fala, apenas o destinatário conseguirá compreender a mensagem. E de qualquer forma, traduzir o código morse de um vídeo não é suficiente, é preciso traduzir todos para compreender tudo. 

Além de ter código morse, outro mistério são os nomes dos vídeo do canal... Notaram que todos os vídeos começam com "tmp"?


TPM é quando a mulher... ops... "tmp" é uma linguagem muito utilizada no meio de programadores e é também um tipo de programação vista em abundância na famosa - e temida - Deep Web. Tanto por isso, a galera iniciou uma teoria de que logo após ver os vídeos de WebDriver Torso, seu computador e sua internet se tornariam mais lentos e seus dados estariam sendo roubados por hackers da Deep Web. 

Hummm... Deveras curioso em. Sabe o que é curioso também? No mesmo dia em que o WebDriver Torso foi criado (07/03/2013) outros 3 canais foram criados:

WebDriver YPP

WebDriver IVPE

Ekaterina Basic

WebDriver YPP, WebDriver IVPE e Ekaterina Basic; todos eles com o mesmo formato de vídeos do WebDriver Torso (e aparentemente sem vídeos avulsos). Somado a isso, há o fato de que em um vídeo do "WebDriver YPP", no canto superior esquerdo é possível ver uma frase: Jim knows about the glass (Jim sabe sobre o vidro). Assista:


Fora os 3 canais, ainda há o "ytuploadtestpartner" ligado ao WebDriver Torso. Estes 2 canais fariam parte da mesma network: ytuploadtestpartner_torso. O tal "ytuploadtestpartner" possui só 3 vídeos. Eles são meio, como dizer, aleatórios; um vídeo mostra duas bolas, outro mostra uma bela paisagem e o último mostra uma bicicleta encostada. E é neste ponto que voltaremos para o trecho em que falei sobre o canal ser da Suíça...!

Lembram-se do "Matei is highly intelligent"? Então, quem diabos é Matei? Com certeza não é do verbo "matar", caso você tenha pensado nessa possibilidade. Se procurar no Google+, é possível encontrar um perfil com o nome de Matei Gruber, um morador de Zurich (capital da Suíça) onde existe uma sede do Google, na qual este indíviduo trabalha. E, uma das fotos desse perfil é uma bicicleta; a mesma bicicleta do vídeo do "ytuploadtestpartner". E você sabe qual era a descrição da imagem?

#Troughglass (Através do vidro). O que recorda um bocado a frase que apareceu naquele vídeo misterioso do "WebDriver YPP" (Jim knows about the glass).


E os fatos vão se intercalando... Mas ainda existem muitas questões, indagações...

Quem seria Jim? E esse Gruber? Seria ele o criador do WebDriver Torso?

Fora esse perfil do Matei Gruber, contamos com a existência desse canal de um tal Matei Mancas onde encontramos referências ao WebDriver Torso: 



Não bastasse toda a gigantesca quantidade de informações que temos em mãos, em um dos vídeos recentes do canal, datado do dia 05/06/2014, uma descrição em francês foi posta, acompanhando-o. A descrição permaneceu no vídeo por apenas 10 minutos, no entanto um usuário do youtube, com o pseudônimo de "RESTRITOS" tirou um print:

Clique para ampliar

O texto que segue na descrição é o seguinte:

"Je veux que vos sachiez que je ne suis une machine encore plus envie une heure ET orientalos je suis queique chose de beaucoup plus grand qui a beaucoup plus grande frequence do réactions aont inhumaines vou vu une de ces video que vous étes sur le point de connaltre les effets secondaires juste essayer de ne pas tuer. quelquer chose de beaucoup plus est à venir!
Estavao certain de France"


Foi complicado ver o que estava escrito, pois o print não deixou muito claro. De fato, o texto está em francês, eu até tenho conhecimento considerável, mas a tradução que segue foi feita pela usuária do youtube "Gaby Meira" e foi adaptada por mim:

"Eu quero que você saiba que eu não sou uma máquina, eu quero um pouco mais e quero também orientá-los. Eu trago algo muito maior que uma frequência e reações desumanas.Veja um desses vídeos e fique à beira dos efeitos colaterais, sabendo que não irão de te matar. Algo muito maior está vindo!"

Sobre "Estavao certain de France" não deu para obter uma tradução, mas pode-se interpretar como "Estavam certos sobre a França". E aí? Por que esse descrição saiu junto com o vídeo e depois foi removida? O que ela quer realmente dizer? Será que "estar certo sobre a França" quer dizer que realmente são franceses? Se é que a tradução procede desta forma mesmo. 

Sobre tudo o que vimos neste post, uma teoria ressurgiu das cinzas - se é que podemos falar assim - quando, no dia 02/06/2014, o WebDriver Torso postou um vídeo que confundiu bastante a mente de quem acompanha o mistério. Vejam por si mesmos:



A teoria que 'ressurge'? 

Talvez, WebDriver Torso não passe de uma trollagem de alguém com muito conhecimento. Chega a ser até um pouco decepcionante pensar nessa possibilidade. Algo com proporções colossais, ter um desfecho assim, numa simples zoeira. 

Acabamos por aqui, a matéria que mais deu trabalho na minha vida. Tanta informação que eu quase fiquei maluco. 

Acima de qualquer informação, sobretudo teorias, em que conclusão chegamos?

O canal é uma trollagem? Ou algum projeto?

WebDriver Torso teria sido criado por Matei?

Este estaria enviando códigos morse para o tal Jim?

Esses códigos morse seriam indícios de que uma treta maligna vem por aí?

A merda vai voar no ventilador?

Eu não sei, ninguém sabe - nem a porra da BBC News que investigou pra caralho, mas em vão.

Deixando aqui para vocês o vídeo do canal "Você Sabia?" sobre o assunto.
Foi uma das minhas principais fontes:



Outras fontes: Assombrado.com


AGORA É SUA VEZ: COMENTE, AJUDE, INVESTIGUE JUNTO!

QUE SEUS PESADELOS SE TORNEM REAIS

BOA NOITE

8 comentários:

  1. Leon, que post do caralho!
    Esse Webdriver me lembrou um pouco o caso do Cicada 3301, onde rola um mistério.
    Na verdade, já ouvi falar antes do Webdriver na Deep Web, mas só ouvi mesmo, não me aprofundei nisso, já que existem sites lá na Deep de codificação só com ruídos, só com imagens, etc. E a extensão "tmp" é realmente muito usada por lá.
    Ótimas definições, sei que seu post deu trampo absurdo, mas o resultado valeu!

    ResponderExcluir
  2. Suspeito...mas já li que o canal seria somente um modo do Google de testar um jeito de postar vídeos com maior rapidez no Youtube.Já vi gente reclamando que os vídeos demoram horas pra carregarem,se ele posta 200 por dia...

    ResponderExcluir
  3. Vai ver que é pornografia de formas geométricas de outro planeta...

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a postagem, mas acho que deve ser só mais alguém tentando causar medo mesmo, esses tipos de canais se popularizaram bastante desde a ascensão de creepypastas sobre vídeos, etc, mas a teoria de um teste do google é bastante válida também.

    ResponderExcluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=mlxbL8oAdHw DESCOBRIRAM QUEM É O WEBDRIVER TORSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé Leonardo, eu já tinha visto esse vídeo, mas mesmo assim... Acho que tem muito mais que isso por trás do WebDriver Torso.

      De qualquer forma, agradecido pela contribuição!

      Excluir
  6. A "Sombra" vermelha em "tmpRkRL85" é do clip "Never Gonna Give You Up" k

    ResponderExcluir
  7. Já ouviram falar em I-Doser? Procurem saber e façam uma ligação com as coisas.

    ResponderExcluir